Estudante da Unisuam cria impressora 3D com economia de 19 mil reais

Natália Collor

Muitos jovens sonham em transformar o local em que vivem, mudar processos retrógrados ou impactar suas realidades de alguma maneira. Lucas Lima, estudante de Engenharia Mecânica da Unisuam, tem 23 anos e mora no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Ele é o mais velho de 4 irmãos e filho de Maria Simone Lira de Oliveira. O sonho de Lucas é tornar acessível para jovens vindos de comunidades periféricas o uso de impressoras 3D, e ele está fazendo isto.

A ideia surgiu ao Lucas usar pela primeira vez uma impressora 3D no Núcleo de Projeto e Pesquisa da Unisuam, local em que ele estagiava até o fim de 2018. “Na primeira vez que usei uma impressora 3D, pensei na hora: preciso ter uma dessas em casa. O que não é possível, já que uma daquelas custa cerca de 20 mil reais”, conta. O que Lucas fez? Ele resolveu criar uma impressora parecida com a que usou no Núcleo, mas muito mais barata, tornando-a acessível para jovens como ele, que não têm condições de investir 20 mil reais na tecnologia.

Foto: Unisuam

Ele estudou e com um investimento mínimo comprou os motores necessários para criar a impressora. Fazendo uso do equipamento do Núcleo de Projeto e Pesquisa, ele imprimiu peças necessárias para montar sua invenção e as que não foram impressas vieram de sucata eletrônica que conseguiu em ferros velhos da região. O coordenador no Núcleo deu toda a liberdade para o aluno criar e em três meses, com sucata eletrônica e peças impressas, o aluno criou o primeiro modelo. Depois do protótipo inicial, mais duas versões foram construídas, entre elas a “Maria”, a última a ser inventada por Lucas, que leva o nome de sua mãe. “Maria” custa entre 450 e 500 reais, uma economia de mais de 19 mil reais.

A ideia agora é se conectar com empresas que possam doar material eletrônico em desuso para criar novas impressoras, dando um novo sentido para o que, até então, seria descarte. Além disso, os planos de Lucas para o próximo ano são encontrar um emprego e apresentar seu plano de negócio para investidores. Ele vê uma demanda de utilização da impressora na área de arquitetura, imprimindo objetos para os estudantes da área utilizarem em seus trabalhos de maquetes. Este tipo de serviço não existe, hoje, na zona Norte do Rio. Ele quer também montar um projeto de impressora 4D para entrar no segmento de impressão de fotos.

“Eu acredito que todo o conhecimento deve ser compartilhado, então muitos estagiários e estudantes me procuram para conhecer meu trabalho e eu ajudo no que for possível”, afirma o estudante. Curiosamente, Lucas conta que durante os cinco anos de faculdade ele não queria trabalhar diretamente na área de Engenharia Mecânica e explica que o motivo era o mercado não estar em seu melhor momento. Porém sua perspectiva mudou ao criar a impressora e ser reconhecido pelo seu trabalho, o que o levou a ver que é isso que quer fazer na vida.

Mostrando 9 comentários
  • Avatar
    Rosa da Rocha Simão
    Responder

    Parabéns, meu amigo. Te admiro muito. Inteligente, empreendedor, dedicado, pra dizer o mínimo.

  • Avatar
    Maria Helena
    Responder

    Parabéns, Lucas! Você é um rapaz que dá orgulho aos familiares e amigos. Te desejo muito sucesso sempre!

  • Avatar
    Carlos Henrique de oliveira
    Responder

    Eu tive o privilégio de estudar com este aluno do curso de Engenharia Mecânica.
    Assim como ele a faculdade tem diversos alunos com projetos com sucesso promissor. Agora com o nosso centro de ciência e tecnologia “maker” ficou bem mais fácil desenvolver nossos projetos.

  • Avatar
    Edson de Lima
    Responder

    Parabéns à todas e todos envolvidos no processo: Lucas, Maria, família, universidade. Parabenizo à responsável pela matéria! Uma bela demonstração do compromisso com a informação essencal e de qualidade.

  • Avatar
    Lucas Lisboa
    Responder

    Olá Lucas! Fiquei maravilhado com seu projeto! Sou da Poeme-se uma empresa do Rio de Janeiro que tem buscado soluções 3d para produtos voltados para a literatura. Caso tenha interesse adoraríamos poder conversar contigo, trocar experiências e quem sabe contribuir e construir algo juntos!

    Caso tenha interesse entre em contato comigo através do e-mail Lucas@poemese.com

  • Avatar
    Alessandro Fernandes Marcatto
    Responder

    Parabéns Lucas, com ciência se avança. Tecnologia ao alcance de todos!

  • Avatar
    Maria Angelica Gabriel
    Responder

    Parabéns, Lucas! Sou professora na Unisuam e fico encantada com a força e perseverança que encontro em alunos como você!!

  • Avatar
    Tarcisio
    Responder

    Receba os Parabéns diretamente do coração da Amazônia do Coletivo Puraqué. Um forte abraço Lucas e segue a rima.

  • Avatar
    Nicollas
    Responder

    Parabéns! Que Deus te abençoe ainda mais e sucesso nos seus projetos!
    Gostei muito ver sua conquista e você vai conseguir muito mais!

    Um abraço
    Nicollas do CELC

Deixe um Comentário