Jornada de Empregabilidade: Isabela de Albuquerque é uma das palestrantes confirmadas

Natália Collor

Reunir especialistas, líderes de Instituições de Ensino Superior (IES) e profissionais do mercado para discutir a importância das estratégias de empregabilidade no Ensino Superior, tanto para alunos quanto instituições. Este é o objetivo da Jornada de Empregabilidade Symplicity, que vai ser realizada no dia 23 de outubro, em São Paulo, no Hotel Tryp Berrini.

Vagas esgotadas. Lista de espera em: Clique aqui para entrar na lista

Isabela M. Cavalcanti de Albuquerque é Coordenadora da PUC Carreiras na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e já atuou em organizações como Grupo Marista, Electrolux e Tim Celular. Nos últimos 5 anos, foi especialista em inteligência de mercado, estudos futuros e comportamento do consumidor, participando da construção de estratégias nos segmentos de educação, saúde e bens de consumo. Uma vez que sempre teve conexão constante com o mercado, está olhando para o desenvolvimento do mesmo, além de estar presente no dia a dia dos estudantes a fim estimular experiências transformadoras e significativas para suas carreiras.

Isabela é uma das palestrantes confirmadas para a Jornada, que acontece no dia 23 de outubro, assim como Maíra Habimorad e Rodolfo Ambiel. A Symplicity falou com a profissional sobre empregabilidade dentro de IES e o que esperar de sua palestra no evento.

Entrevista sobre empregabilidade com Isabela M. Cavalcanti de Albuquerque

Sobre o evento

Qual a sua expectativa para o evento? Pode adiantar algo sobre a sua palestra?
Minha expectativa é poder trocar experiências, com o intuito de conhecer melhores práticas para empregabilidade em IES e entender as dificuldades do setor. Pretendo contar como foi a construção da estratégia, assim como compartilhar meu aprendizado, os ganhos e as dificuldades na implantação da estratégia no PUC Carreiras e sobretudo do papel da Symplicity neste processo.

Sobre IES

Para você, qual é a importância hoje de se falar sobre empregabilidade dentro de instituições de ensino?
Quando o estudante escolhe o seu curso de graduação inegavelmente está pensando na profissão que terá no futuro. Dessa maneira o trabalho concretiza uma das principais entregas da Universidade. Em um mercado que está em transformação, profissões vão desaparecer e novas irão surgir. Assim, procuramos estimular os nossos estudantes a pensar na carreira de uma forma ampla, para que ele possa utilizar as habilidades adquiridas na Universidade de uma forma mais livre. Isso exige um novo mindset.

De que maneira é possível trabalhar dentro da instituição para preparar esses estudantes, na sua opinião?
Acreditamos que uma formação acadêmica forte alinhada com o desenvolvimento de soft skills é imbatível para preparar o estudante para a nova economia. Acima de tudo, o papel da PUCPR é estimular esse novo mindset. Ainda sim oferecendo um ambiente favorável para o desenvolvimento de novas habilidades.

Sobre o mercado de trabalho

O que você vê como maior desafio hoje para os alunos entenderem o mercado de trabalho?
O maior desafio é a mudança rápida e contínua. Desse modo, a aceleração provoca dúvidas e angústias.  Como resultado, esta deve ser a cara do mercado de trabalho daqui para frente. Ou seja, o desafio é estimular o estudante a olhar para a instabilidade como um gerador de oportunidades. Por outro lado, isso exige um novo jeito de pensar, com muito mais resiliência, flexibilidade e compromisso com o aprendizado contínuo.

E para as empresas? Quais os desafios ao receber estes alunos?
As empresas também sofrem com as transformações do mercado. Grandes corporações, antes estáveis e fortes, que de certa maneira agora veem concorrentes surgindo de todos os lados. Além disso, existe a necessidade de agir com uma velocidade que muitas vezes não é possível. O mercado exige profissionais criativos, ágeis, estruturas menos hierárquicas, mas as empresas no geral ainda não estão preparadas para isso. Estamos vivendo um momento em que o modelo da revolução industrial coexiste com a revolução digital, contudo nem todos estão acompanhando. É um transição, não só para as empresas, mas também para universidades e estudantes.

Mais sobre o evento:

Data: 23 de outubro de 2018
Horário: Das 14h às 18h
Local: Hotel Tryp Berrini
Endereço: R. Quintana, 934 – Cidade Monções, São Paulo – SP, 04569-011
Vagas esgotadas. Lista de espera em: Clique aqui para entrar na lista

Jornada de Empregabilidade: Rodolfo Ambiel é um dos palestrantes confirmados

Jornada de Empregabilidade: Maíra Habimorad é uma das palestrantes confirmadas

Jornada de Empregabilidade: Maíra Habimorad é uma das palestrantes confirmadas

Deixe um Comentário