Jornada de Empregabilidade: Maíra Habimorad é uma das palestrantes confirmadas

Natália Collor

Reunir especialistas, líderes de Instituições de Ensino Superior (IES) e profissionais do mercado para discutir a importância da empregabilidade em faculdades e universidades. Este é o objetivo da Jornada de Empregabilidade Symplicity, que vai ser realizada no dia 23 de outubro, em São Paulo, no Hotel Tryp Berrini.

Vagas esgotadas. Lista de espera em: Clique aqui para entrar na lista

Maíra Habimorad é Diretora de Desenvolvimento do Aluno no Grupo Adtalem, Comentarista de Carreira na GloboNews, e Board Member na Cia de Talentos, além de ser uma das palestrantes do evento. Symplicity falou com a profissional sobre sua visão quando o assunto é empregabilidade dentro das instituições.

Entrevista sobre empregabilidade com Maíra Habimorad

Sobre o evento

Qual a sua expectativa para o evento?
Espero fazer parte de um movimento coletivo capaz de construir inteligência sobre o tema de carreiras e mercado de trabalho, para que possamos trocar práticas e informações.

Sobre IES

Para você, qual é a importância hoje de se falar sobre empregabilidade dentro de instituições de ensino?
É fundamental. Uma das razões de existir do ensino superior é preparar o aluno para o mercado de trabalho. Hoje, em todo o mundo as atividades dedicadas à essa finalidade são periféricas, ou seja, não fazem parte da proposta pedagógica e é isso que precisa mudar.

De que maneira é possível trabalhar dentro da instituição para preparar esses estudantes?
Primeiramente ganhar consciência e consistência de que é preciso mudar. Dessa maneira, aqui na Adtalem, estamos partindo do princípio que tudo deve fazer parte da proposta pedagógica. Nada mais será periférico. Isso significa um diálogo aberto com o corpo docente, revisão de matrizes e disciplinas, capacitação de professores. È um projeto imenso e não pertence a área de Carreiras. É de todos.

Sobre mercado de trabalho

O que você vê como maior desafio hoje para os alunos entenderem o mercado de trabalho e entrarem nele?
A principal distância está no modelo filosófico e de funcionamento. A lógica acadêmica é linear, previsível e ancorada na aquisição de conhecimentos através do atingimento de presença e um resultado mediano. Em paralelo, o mundo do trabalho é o oposto disso: cada vez mais volátil, nada previsível, incerto e promotor daqueles que estão bem acima da média e conseguem entregar resultados com os comportamentos adequados. Por isso, precisamos ensinar jovens a trabalhar.

E para as empresas? Quais os desafios ao receber estes alunos?
Em resumo, as empresas estão cada vez mais sensíveis a este tema. Líderes têm se mobilizado para aprenderem a exercer uma nova liderança e rever processos e políticas para que fiquem mais adequadas ao presente e futuro, por exemplo. Precisa ser uma mistura do que jovens querem e do que precisam, por mais que nem sempre seja a mesma coisa.

Mais sobre o evento:

Data: 23 de outubro de 2018
Horário: Das 14h às 18h
Local: Hotel Tryp Berrini
Endereço: R. Quintana, 934 – Cidade Monções, São Paulo – SP, 04569-011
Vagas esgotadas. Lista de espera em: Clique aqui para entrar na lista

Deixe um Comentário