Planejamento de vida e carreira: veja dicas para organizar o seu ano

Natália Collor

Começo de ano é um momento para se traçar metas e desafios para os meses que estão por vir. Mas este período deve ir além de apenas entender quais serão as conquistas que se quer para o ano. Fazer um planejamento de vida e carreira pode ser bom para seus pilares profissionais e pessoais.

A psicóloga, consultora e coach corporativo e pessoal Lucilene Tofoli conversou com a Symplicity e deu dicas para fazer um planejamento de vida e carreira. “É importante entender que neste processo o elaborador do plano é o mesmo que o executor. Por isso temos que sonhar, mas também fazer um plano sincero e conseguir transmitir coisas palpáveis”, explica Lucilene.

O primeiro passo que a psicóloga aponta como crucial, é refletir internamente sobre quais são seus sonhos para o ano. Ela recomenda ainda conversar com pessoas sobre estas ideias. “A troca de ideias e percepções com outras pessoas pode ajudar você a se encontrar. Além de entender melhor seus anseios e sonhos”, analisa. Este momento é de autoconhecimento e de ganhar tempo para realizar o que realmente deseja.

Planejamento de vida e carreira na prática

Após entender quais são os principais objetivos que você tem, Lucilene indica que se tenha um lugar para um “estacionamento de ideias”. Tire um momento do dia para ir até este estacionamento e permita que as ideias surjam. Pode ser em um caderno, um bloco de notas, alguns post its na parede. Saiba que este deve ser um local de fácil acesso: simples para colocar ideias, sonhos, desejos, pensamentos, como um mapa mental. “Com estas ideias palpáveis fica mais fácil traduzir suas vontades para colocar a mão na massa”, comenta a psicóloga.

Depois de conseguir visualizar estas ideias, vontades, desejos e pensamentos, em seguida é a hora de priorizar estas metas. Não se deve excluir nada, só priorizar o que já tem em mente colocando intenção nestas ideias. “Estabeleça por onde você deseja começar e por ordem de importância na sua vida”, afirma Lucilene. O ideal é conseguir ver a distância que você está do seu sonho e traçar os passos até onde quer chegar.

Tornando palpável o plano de vida e carreira

Consciente destes passos, você pode colocar isto em um local só. Por exemplo, em um excel, word ou em um caderno. Neste espaço, faça listas com as metas e objetivos estabelecendo datas para concretizar cada uma delas. Vale também pensar qual será seu esforço para realizar estes desejos. Nesse sentido, se a intenção é se formar na faculdade, coloque como metas primeiro finalizar o trabalho de conclusão, apresentar para a banca de avaliação e, aí sim, se formar. Assim que acabar o plano de vida e carreira coloque ele em um lugar que você veja com frequência e que possa acompanhar diariamente.

Lucilene ainda comenta que em um mundo VUCA, a instabilidade dá a sensação de não ter pilares segurando os principais âmbitos da nossa vida. “É como se estivéssemos à deriva, sem nada muito claro e sem propósito. Para organizar isso, nada melhor do que ter um plano de vida e carreira”, completa.

Como utilizar as redes sociais a favor da vida profissional

Idealizar um emprego perfeito pode afastar você da felicidade pessoal e profissional

Deixe um Comentário